Wagyu, o que é?

Wagyu é uma raça bovina

Um corte Wagyu pronto a servir
Um corte Wagyu pronto a servir.
Fonte: Pixbay

Fazem parte desta raça:
  • Preto Japonês (黒毛和種, Kuroge Washu )
  • Pesquisado japonês (無角和種, Mukaku Washu )
  • Castanho Japonês (褐毛和種, Akage Washu ou Akaushi )
  • Shorthorn japonês (日本短角和種, Nihon Tankaku Washu )

A raça wagyu é procriada e criada de acordo com rigorosas diretrizes. A fim de proteger as linhagens de gado, a reprodução é completamente controlada. Todos os bezerros nascidos deste processo recebem um número de identificação individual para que possam ser rastreados até sua fazenda de origem. Cada vaca tem sua data de nascimento, linhagem e local de nascimento registrados.

É dada atenção especial à criação de um ambiente onde o gado possa viver confortavelmente. Diz-se que são estes ambientes sem estresse que dão qualidade à carne. Vacas prenhas e touros reprodutores se alimentam nas pastagens, enquanto bezerros e outros animais se alimentam de plantas de arroz, trigo e feno de alta qualidade. Água limpa, ar fresco, fazendas espaçosas e cuidados detalhados e individualizados são fatores na criação de wagyu que fazem jus ao seu status de luxo.

Wagyu - o animal
Uma das raças do Wagyu.
Fonte: 
publicdomainpictures.net

Por outro lado, há uma alimentação rica em amido, pois é dele que o boi vai tirar energia para transformar em marmorei. Os grãos ricos em amido são milho, sorgo, arroz, trigo e a própria cevada. No Brasil, alguns bois wagyu, apesar de não beberem a "cervejinha", se alimentam das sobras desta industria. 

Hoje temos esta carne espalhada pelo mundo todo:

  • Austrália: a Australian Wagyu Association é a maior associação de raças fora do Japão;
  • Estados Unidos: alguns bovinos Wagyu japoneses são criados com gado Aberdeen Angus. Este cruzamento foi denominado American Style Kobe Beef;
  • Canadá: a criação de gado Wagyu no Canadá surgiu depois de 1991, quando a Associação Canadense Wagyu foi formada. Gado e fazendas do estilo Wagyu são encontrados em Alberta,  Saskatchewan, Ontario, Quebec, Colúmbia Britânica e Ilha do Principe Eduard.
  • Reino Unido: em 2008, um rebanho de gado Wagyu foi importado para North Yorkshire, com o primeiro produto sendo disponibilizado em 2011. Desde 2011, existem rebanhos Wagyu na Escócia.

Entre os tipos de corte podemos encontrar:

  • Costas Altas: músculo dianteiro, cortado em 8 costelas, encordoado, encapado e sem ossos. 
  • T-BONE Porter House: traseiro que é constituído por lombo baixo e picanha e osso em T, o corte por excelência da “steakhouse”.






Comentários

Mensagens populares